Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Na Cúpula dos Brics, Dilma convida países emergentes para a Rio+20

Posted: 29 de mar. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,

Dilma Rousseff, hoje, na Cúpula dos Brics
Em Nova Delhi, na Índia, a presidente Dilma Rousseff convidou nesta quinta-feira os presidentes dos países que compõem o Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - para que participem da Conferência Rio+20, em Junho, no Rio de Janeiro. Entusiasmada, ela disse que a Rio+20 será uma «oportunidade única» para debater crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.
No discurso desta quinta, a presidenta lembrou que as reuniões das autoridades ocorrerão de 20 a 23 de Junho, no Rio de Janeiro. Porém, a conferência começará no dia 13, quando estarão presentes os especialistas e técnicos. O convite de Dilma foi dirigido aos presidentes Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jintao (China) e Jacob Zuma (África do Sul), além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, no encerramento da 4ª Cúpula do Brics, em Nova Delhi. 
"Durante a Rio+20, haverá uma visão inclusiva e completa que exige um desenvolvimento de todos os países", disse Dilma, lembrando que o desenvolvimento sustentável é a base para o crescimento econômico, que inclui o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida no mundo. Ela destaca que serão firmados compromissos econômicos, sociais e ambientais nas discussões.

Nos debates, a presidente deverá enfatizar como alternativa mundial, o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. Ela defende que as alternativas sejam associadas aos programas de transferência de renda, como os adoptados no Brasil, e aos números positivos da economia nacional.
A expectativa dos organizadores da Rio+20 é que pelo menos 100 presidentes da República e primeiros-ministros participem da conferência, além de 50 mil credenciados. A Rio+20 ocorre duas décadas depois de outra conferência que marcou época, a Rio 92.
No evento, deve ser definido um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, mas com o foco na melhoria da qualidade de vida a partir da erradicação da pobreza, por meio de programas sociais, a economia verde e o desenvolvimento sustentável para uma governança mundial.
A conferência conta com o apoio e o comando da Organização das Nações Unidas (ONU) tanto é que o secretário-geral do evento é o diplomata chinês Sha Zukang. Porém, a presidenta da conferência é Dilma Rousseff.

publicado no Portal Terra

0 comentários:

Postar um comentário